domingo, 8 de março de 2009

Na escola Pt 1

O lugar que mais me faz pensar, literalmente, é a escola. É eu sei que soa um pouco duplo sentido no "pensar". Mas, o que digo é sobre o refletir, ver certas situações, que revolta e chateia.
Uma delas é chegar cansada na bendita sala de aula e ter, das 5 aulas, 3 com professores eventuais, sou consciente também que os eventuais precisam trabalhar, só que nós buscamos apredizado. Se eles ao menos trouxessem algo novo, ou próprio conteúdo da aula, ótimo. Porém, são aulas de calegrafia. Você só escreve.
Pior ainda é que qualquer um 'passa'... Em um diálogo com uma amiga, uma das mais críticas, cheguei a conclusão estarrecedora, que na parática, é complicado de se resolver.
Sabe aquele aluno assíduo, participativo e que tem vontade de aprender? é ele foi promovido. Agora sabe o outro aluno que também não falta, mas só "enche o saco" (com o perdão do termo), que liga o 'celularzinho' na sala e faz todos os outros ouvirem aquela música e ainda por cima não se esforça para aprender? Ele também foi promovido.
Sim sei que só o "bom aluno" aderiu os conhecimentos necessários e, provavelmente, será bem sucedido, e quanto ao outro, bem.. só o bom Deus sabe. Só que é exatamente esse ponto que me paralisa: Qual o dever da escola, afinal?
Talvez hoje, certas coisas como estas foge de meu entendimento. Não vejo lógica para tanta coisa errada. Mas há quem diga que é necessário, para o "equilíbrio da vida social", ou fazer o tal equilíbrio...
Pronto! às vezes é melhor mesmo ser "leiga". Porém, enquanto eu ver que ainda existem pessoas que fazem a diferença, ou tentam, eu também continuarei tentando... Porque mesmo não compreendendo, e sendo até um pouco precipitada na opinião, acredito não obstante que as situações melhoram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário